sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

29 de dezembro de 2.018 a 31 de dezembro de 2.024 - Gustavo Marques de Oliveira



GUSTAVO MARQUES DE OLIVEIRA nasceu em Formosa Goiás no dia 04 de junho de 1.987, filho do engenheiro Elmon Abadio de Oliveira e Geny Batista Marques de Oliveira. Gustavo Marques se casou com Caroline Marques Cichetti Koehler em 11 de fevereiro de 2.012, com quem tiveram três filhos: Miguel, Rafael e Laura. (biografia com apoio de Neusimar Coelho - REVISTA ALCANCE)

​Gustavo Marques iniciou seus estudos no Colégio São José e Coleginho, concluindo o Ensino Médio no Colégio Visão. Foi acadêmico do curso de Administração de Empresas na IESGO.

​Seu primeiro trabalho foi aos 10 anos de idade como vendedor da Tupperware, ofício que, durante três anos, desempenhou com muito afinco, rendendo-lhe grande experiência na área de vendas, diversas premiações e a oportunidade de investir em seus primeiros novilhos. Sempre esteve ao lado do pai e do irmão, Guilherme Marques de Oliveira, auxiliando nas diversas atividades agropecuárias desenvolvidas pela família. 

Seu amor pela natureza e por cavalos fez dele um competidor dedicado de Team Penning, um esporte da modalidade equestre que mistura explosão, velocidade, agilidade e, especialmente, entrosamento da equipe e seus cavalos. Através dessa paixão e certo dos benefícios do contato com animais, idealizou, propôs e defendeu arduamente o Programa Municipal de Equoterapia, que se tornou a Lei 018/13. Hoje não temos informações se tal programa está em execução pela Prefeitura Municipal de Formosa.

Em 2.005, tornou-se servidor do Estado de Goiás na ACIA (Associação Comercial e Industrial de Anápolis). Trabalhou na antiga Santana Mineração e aos 23 anos de idade abriu uma Construtora. De 2.012 a 2.015 passou a atuar também no ramo de combustíveis com a aquisição de um posto de combustíveis. Suas empresas na época geravam emprego e renda a mais de 30 famílias. Jovem empreendedor e visionário. Apaixonado por política e atento às questões sociais, influência exercida pelos pais e avós que sempre participaram ativamente das decisões políticas da cidade e região. Ao lado de outras lideranças políticas, ajudou na criação do PMDB Jovem de Formosa.

Eleito vereador aos 25 anos de idade pelo PSB em 2.012. Em sua gestão, conseguiu emendas orçamentárias acumulando o valor de 1 milhão e 500 mil reais para serem investidos na saúde e também emendas para a compra de um ônibus para a APAE. A principal emenda foi no ano de 2.013, a emenda para saúde de número 28910014, destinada pelo senador Cyro Miranda (PSDB-GO). Na época, o vereador comemorou a conquista dizendo: "Sabemos das dificuldades enfrentadas pela população formosense, por isso trabalhamos para resolvê-las e proporcionar a qualidade de vida que nosso povo merece. Estes recursos chegam em boa hora, um presente para esta terra tão acolhedora, marcada pelo trabalho e simpatia do formosense que constrói a cada dia uma cidade melhor".  

Trabalhou em diversas áreas desenvolvendo projetos de lei e proposições que estimulam e fortalecem o desenvolvimento econômico de nossa cidade e região, oferecendo assim melhor qualidade de vida para as pessoas que moram, trabalham ou visitam Formosa.

Um dos fundadores do Partido Republicano da Ordem Social em Formosa no ano de 2.014 e eleito vice-prefeito em 2.016 na chapa encabeçada por Ernesto Roller. Após a saída do agora secretário de governo do Estado de Goiás Ernesto Roller (MDB), Gustavo Marques (Podemos) assumiu no dia 29 de dezembro de 2018 a Prefeitura de Formosa admitindo uma mudança de estilo na gestão municipal.

Com perfil conciliador e temperamento sereno, o jovem prefeito com 31 anos de idade, sua visão reflete um novo jeito de fazer política, sem promessas e discursos. Seu desejo é trabalhar. Servir a população formosense com empenho, esforço e dedicação, buscando parcerias com diversos segmentos da sociedade para juntos poder construir uma nova história para Formosa.

Nos 100 primeiros dias de governo, além das notáveis melhorias levadas aos mais diversos cantos da municipalidade, refez ajustes no modo de governar e começou a preparar para a retomada de importantes obras paralisadas em Formosa. Assim sendo, nos primeiros dias do seu governo, reafirmou sua parceria com Ronaldo Caiado (atual governador de Goiás) e como recompensa, Formosa ganhou veículos basculantes, viaturas entre outras coisas. 

Um dos intuitos de Gustavo Marques era retomar e concluir as obras inacabadas. 

No dia 09 de janeiro de 2019, Gustavo Marques já fez uma reunião de alinhamento com os secretários, vereadores e o deputado federal José Nelton. Durante a visita, o deputado reafirmou seu comprometimento com a população formosense, colocando seu gabinete a disposição para buscar as melhores soluções e recursos para nossa cidade.

Uma das pastas que mais apareceu na gestão de Gustavo Marques foi a Secretaria de Educação, que logo no início de 2019 também fez o realinhamento, de forma que grandes desafios foram propostos e automaticamente aceitos pela equipe gestora. No final do mandato, a educação municipal já estaria inclusive informatizada, além de tantos outros alcances.

O Prefeito Gustavo Marques acompanhou o sucesso da perfuração do Poço do JK que tem vazão estimada de 70 mil litros/hora, dos quais 35 mil litros/hora serão utilizados de maneira direta no sistema de distribuição. Entretanto, Gustavo finaliza o mandato com problemas burocráticos referentes a utilização do mesmo na distribuição da água no Distrito do JK, devido questões pessoais do fazendeiro onde se encontra o poço.

A Primeira Dama e Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho Caroline Marques fez um grande serviço no social de Formosa. Nessa foto ela estava reunindo e dando boas vindas aos novos servidores da Casa Mãe Social. A Casa Mãe Social tem um importante e fundamental papel no acolhimento de crianças, garantindo à elas acompanhamento e desenvolvimento social.

As estradas e pontes rurais passaram a ter uma melhor manutenção até o ano de 2023. Em 2024 esse serviço caiu bastante, se tornando uma das reclamações constantes dos formosenses.

O Prefeito Gustavo Marques implantou também a Unidade Móvel de Saúde Médico-Odontológica, onde instituiu o Programa Saúde no Campo, projeto que visa levar atendimentos em diversas áreas para a população rural através da unidade móvel de saúde. Além do Saúde no Campo, aconteceu também na escola o PSE - Programa Saúde Nas Escolas, que oferece atendimento odontológico para crianças matriculadas na rede municipal de ensino. Esse projeto teve forças apenas em 2019.

Um projeto muito importante para a vida de alguns moradores do Bosque II que, após anos de espera, receberam a  tão sonhada escritura de suas residências. Com essa ação do Programa Legaliza Formosa, o Governo Municipal concluiu o processo da primeira etapa de regularização fundiária no Setor Bosque II, proporcionando aos moradores o direito real de propriedade dos seus imóveis.

 


A primeira obra inacabada retomada por Gustavo Marques foi a cobertura da Feira Livre, finalizada e entregue à população formosense no dia 02 de maio de 2019.

Em 12 de março de 2019 aconteceu a entrega da retroescavadeira adquirida por meio de emenda parlamentar do ex-deputado e atual suplente de senador, Sr. Pedro Chaves. Foi uma grande conquista na época, mas no final do mandato, Gustavo Marques viu uma viabilidade melhor em terceirizar os serviços com empresa como a AP Piscinas, aumentando assim as frentes de trabalho sem precisar adquirir esses veículos de grande porte.

Outro foco de Gustavo Marques foi retornar para o município os imóveis que foram dantes doados e não estavam mais em uso, como foi o caso do antigo Asilo São Vicente de Paula (próximo ao Hospital Municipal), que hoje abriga a Guarda Municipal e outros órgãos.

Por mais que Gustavo Marques tentou vários projetos para o Hospital Municipal de Formosa, Dr. César Saad Fayad, em abril de 2022 ele transferiu esse hospital para o governo do Estado de Goiás. 

Após a estadualização do hospital, o governo do Estado de Goiás iniciou uma grande ampliação e, conforme o presidente da autarquia, Santos Filho, "Até 2025, o número de leitos da unidade passará de 90 para 242, com um novo pronto-socorro pediátrico, pronto-socorro geral, pronto-socorro ginecológico-obstétrico e centro de trauma, totalizando 56 leitos de urgência e emergência. As pastas de infraestrutura e saúde trabalham em conjunto para atender a uma das missões deste governo, que é regionalizar e proporcionar maior acesso à saúde.", destaca Santos Filho em entrevista concedida no dia 27 de maio de 2024.

Gustavo Marques retomou as obras iniciadas pelo ex-prefeito Itamar Barreto da unidade hospitalar na saída para Brasilinha, bem como do Centro de Recuperação de Tóxicos, retomou também a construção das creches no Parque Laguna, Jardim das Américas e Distrito do Bezerra. 

Em entrevista à REVISTA ALCANCE de abril-2019, Gustavo Marques disse que retornaria as obras do Anel Viário e Centro Olímpico, duas obras iniciadas pelo ex-prefeito Pedro Ivo, entretanto não retomou essas obras.

Encabeçada pela secretária Sizélia de Abreu, a Folia Mirim do Divino Espírito Santo se consolidou principalmente no governo de Gustavo Marques, mesmo que já tinha recebido tombamento como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Formosa através da Lei Ordinária 492/2018.


 

Em meados de 2019 foi iniciada as obras do Deck da Mata da Bica. Na época, houve uma polêmica muito grande devido os esteios do deck serem de eucalipto tratado e os ambientalistas práticos alegavam que isso viria a prejudicar a vida aquática local, algo que não aconteceu. Através da construção desse deck, hoje a população formosense tem o privilégio de usufruir do parque, que contem um calçadão perimetral de aproximadamente 3.000 metros. O Parque Ecológico da Mata da Bica ocupa uma área de aproximadamente 25 hectares no Setor Central da cidade de Formosa Goiás, entre os setores Bosque, Formosinha, Pantanal e Setor Sul e é considerado o pulmão da cidade de Formosa.

A área dos esportes, alavancada pelo nosso amigo João Teixeira (Caburé), fez repintura de quadras, além de promover vários projetos esportivos como o projeto Rua do Lazer, Encontro de Capoeira, torneios de futebol, corrida infantil, corrida noturna, entre outros.

O turismo, encabeçado pela idealista Pâmella Miranda tomou novos rumos com a implantação do projeto Visite Formosa. Através do trabalho dela houve grandes avanços no turismo formosense como maior visibilidade cibernética, implementação do Inventário Turístico através da Goiás Turismo, implementação do Sistema de Gestão e Segurança em atrativos turísticos, realização de cursos e capacitações para Líderes em Turismo de Aventura, entre outros avanços. Em 2024 o Conselho Municipal de Turismo passou a ter como presidente o Professor Samuel Lucas e a parceria entre o Conselho e a Secretaria de Turismo fez com que Formosa entrasse para o Mapa Turístico Nacional, além de fomentar documentos necessários como a minuta do Sistema Municipal de Turismo, até então inexistente e o Plano Municipal de Turismo, um alicerce importante para qualquer gestor que assumir a pasta.


Em outubro de 2019, Gustavo Marques inaugurou a própria Usina de Asfalto de Formosa, trazendo a possibilidade de melhoria da malha asfáltica da cidade. Entretanto, ao final do mandato, percebemos que a maioria desse serviço estava sendo realizado pela empresa terceirizada AP Piscinas.

No dia 10 de outubro de 2019 o prefeito Gustavo Marques inaugurou o Posto de Saúde na Vila Carolina, uma unidade básica de saúde bastante avançada, contando com vários equipamentos e atendendo uma grande demanda de toda a população formosense.

Com vistas na inclusão e acessibilidade, através da secretária Sizélia de Abreu, na primeira semana de dezembro de 2019 foram entregues 06 salas de recursos multifuncionais nas unidades educacionais municipais. Uma sala de recursos multifuncionais (SRM) é um espaço escolar que oferece o Atendimento Educacional Especializado (AEE) a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação.

Em janeiro de 2020, Gustavo realizou a reforma do Ginásio Tio Luiz, no setor Bosque, próximo à rodoviária.


No dia 01 de março de 2020 tivemos um Domingo especial, no qual foi inaugurada a Praça Neri Colpo. Uma homenagem feita a Neri Carlos Colpo, falecido em 2018, grande homem, empresário, pai e amigo de muitos em nossa cidade. A Prefeitura fez uma concessão para que fosse construída uma praça no local a pedido dos filhos de Neri, Camila e Marino Colpo e o poder executivo, em homenagem ao senhor Neri e sua família, elaborou o projeto de lei  que sugeria o nome da praça, o qual todos os vereadores votaram favorável, pela memória do grande cidadão que o Sr. Neri foi. A praça está localizada em frente a empresa Boa Safra, que é de propriedade da família e, além de ser uma bela homenagem ao Sr. Neri, a comunidade do bairro também poderá usufruir do espaço.

No dia 12 de março de 2020 tivemos a primeira edição do Festival Gastronômico, um projeto onde une a gastronomia com a cultura que inclusive já virou lei municipal para se ter no mínimo uma vez por ano, geralmente abrangendo o feriado de Tiradentes. Encabeçado pela secretária de Turismo e Cultura, Pâmella Miranda, o festival tem sido um grande sucesso, tanto que em 2024 já teve sua sexta edição em agosto, junto à passagem em Formosa do Rally dos Sertões.

Em março de 2020, Gustavo Marques construiu a ciclovia da Avenida Cristalina, no Setor Sul de Formosa.

 

Gustavo Marques, durante o seu trabalho foi surpreendido com a pandemia de Corona Vírus, o que afetou muito o planejamento que ele tinha para o ano de 2.020, entretanto, por mais que seus adversários desvalorizem o seu mandato, alegando que ele "caiu de paraquedas" e não estaria preparado para governar um município da dimensão de Formosa, ter que conviver com o incerto desse vírus que quebrou a economia e mudou tudo o que era normal, conseguindo sim superar. Entretanto, como governante, tomou cuidados essenciais como a desinfecção contínua de locais públicos, a vacinação até a quarta etapa, entre tantos outros enfrentamentos, conseguindo superar. Não temos um número final, mas na última atualização publicada pela prefeitura, Formosa já tinha registrado 349 casos confirmados e 04 óbitos.

Na campanha para prefeito municipal em 2.020, Gustavo Marques decide encabeçar a chapa para prefeito, tendo como vice prefeito o construtor Samir Sahori. Durante o processo eleitoral, Gustavo Marques enfrentou denúncias de propaganda eleitoral irregular, de problemas com a filiação partidária, entre outros. 

Com apoio de funcionários públicos e principalmente da igreja Assembleia de Deus, Gustavo Marques vence conquistando 18.158 votos, o que simboliza 37,47%. Não foi uma votação expressiva, mas conforme análise do portal FocaLá, o amadurecimento político de Gustavo, somado a divisão da oposição, teve como resultado a vitória de Gustavo Marques nas urnas. Sobre a oposição, ficou assim dividido os votos: Bueno Hernany com 27,62%, seguido por Wenner Patrick com 14,84%, Paulinho Araújo com 10,40%, Capitão Cícero com 4,41%, Jorge Antonini com 3,02% e Soldado Caetano com 2,25%.

Em 2.021, um dos primeiros impasses que a população de Formosa questionou foi que, considerando a necessidade de adoção de novas medidas preventivas que combatam o aumento da contaminação pelo novo coronavirus - COVID-19, e conforme observado recentemente, os feriados prolongados contribuiam para o crescimento da contaminação e a sobrecarga dos hospitais, onde as taxas de ocupação de leitos de UTI encontram-se em níveis críticos e seguindo o posicionamento apresentado pelo Governador do Estado de que de forma excepcional realizou a suspensão do feriado de Carnaval, na semana do carnaval de 2.021 houve a suspensão do feriado (ponto facultativo) na segunda e terça feira na cidade de Formosa, mantendo apenas o ponto facultativo na parte da manhã da Quarta Feira de Cinzas em respeito às atividades litúrgicas muito presente no município de Formosa. Esse posicionamento (como outros tomados durante a pandemia de COVID-19 não foi bem vista por alguns formosenses, entretanto o prefeito assegura: "o mais importante é trabalhar para garantir a continuidade da vida humana". 

No dia 07 de janeiro de 2021, Gustavo Marques assinou os documentos para início da obra de Canalização e Urbanização do Córrego Josefa Gomes, entretanto até o final de sua gestão, devido tantos impasses com ambientalistas, esse projeto e essa obra não saiu do papel.

No dia 12 de fevereiro de 2.021, o Ministério Público de Goiás condenou o município de Formosa a regularizar oferta de educação infantil em 6 meses. Curiosamente, o mesmo texto diz que a sentença foi proferida referente a uma ação em 2.015, quando as vagas eram ofertadas diretamente nas creches. A secretária de Educação, Sizelia de Abreu, ao assumir, criou um sistema de ofertas de vagas, esse sistema foi compartilhado com o Ministério Público e mesmo assim esse órgão de justiça deu continuidade à ação. Essa condenação em si precisaria realmente ser revista, pois o que o juiz exigiu (a regularização de vagas) já havia sido feita desde 2.017 e, no ato dessa sentença, o sistema estava em pleno e regular funcionamento.

Em 11 de junho de 2021 foi plantado no Parque Municipal Mata da Bica uma muda de Baobá. Não tivemos acesso para atualizar como está a evolução dessa planta.

Em 01 de agosto de 2021, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD III, foi inaugurado em uma solenidade alegre e cheia de esperança, tanto por ocorrer no dia do aniversário de Formosa, quanto pelo tema: a sigla AD significa “Álcool e outras Drogas”, especialidade da instituição, que tratará dependentes químicos de forma integral. O tratamento inclui regime de internação, com a dedicação 24 horas por dia dos profissionais, que conta com psicólogo, psiquiatra, assistente social, clínico geral, educador físico, terapeuta ocupacional, entre outros.

No dia 10 de agosto de 2021, o prefeito Gustavo Marques lançou o programa Transporte para Todos, programa esse que passou a garantir que os coletivos municipais passassem a ser gratuitos para toda a população da cidade de Formosa. Esse programa continuou até o final de sua gestão.

Através da secretária de educação Sizelia de Abreu, o Centro Municipal de Apoio e Inclusão - CMAI foi inaugurado no dia 22 de setembro de 2021 em uma solenidade alegre e cheia de esperança com o objetivo de atender todas os alunos matriculados nas Escolas Municipais que necessitam de apoio Psicológico, Psicopedagógico, Fonoaudiólogico, Fisioterapêutico e Neurológico para detectar se possui alguma síndrome ou deficiência.

A primeira dama e secretária de desenvolvimento social Caroline Nichethi implementou, em fevereiro de 2022, uma ação comunitária intitulada "Social no Bairro" que, mesmo tendo algumas edições muito bem sucedidas, foi descontinuada e ao final do mandato já não era mais executada.

Em 20 de fevereiro de 2022 tivemos a primeira Corrida Polícia Civil, uma corrida realizada pela Secretaria de Esportes juntamente à 11ª DRPGO.

Em 31 de março de 2022 foi inaugurado a Casa de Direitos, através da Secretaria de Desenvolvimento Social. O espaço conta com acolhimento e atendimento psicológico, social e jurídico. Um local multifuncional, onde são prestados serviços que buscam garantir direitos, que proporciona informações, orientações e encaminhamentos necessários à superação de situação de violência e que contribua para o fortalecimento da vítima e o resgate de sua cidadania.

Durante o seu mandato a Prefeitura de Formosa adquiriu vários carros, viaturas e outros, a exemplo desses 3 novos veículos Fiat Mobi para a Secretaria de Desenvolvimento Social com recursos dos governos estadual e federal entregues em 04 de maio de 2022.

Sob a organização da secretária de turismo Pâmella Miranda, Formosa sediou em junho de 2022 o Encontro Nacional de Pilotos e Instrutores de voo livre, além de sediar também a super final do Circuito Centro Oeste de Parapente. O turismo esportivo cresceu muito em Formosa, que passou a receber continuamente o Rally dos Sertões e, conforme o Plano Municipal de Turismo, o mesmo vai crescer ainda mais.

 

Durante o mandato de Gustavo Marques houveram vários festivais de Manobras Radicais, impulsionando a classe jovem que curte essa modalidade esportiva. Cabe salientar que no último ano do mandato não houve esse festival. Em setembro de 2022 Formosa sediou a Fórmula 200 - GP Formosa, além de ter tido também apresentações de motos, entre outros.

No dia 03 de março de 2023, através de uma emenda parlamentar encabeçada pelo ex prefeito Tião Caroço, Formosa recebeu 12 motocultivadores destinados a atender associações e cooperativas habilitadas via edital de chamada Pública, e também 01 motocultivador destinado atender a Escola Agrícola. Foram entregues ainda 09 tratores, 09 grades aradoras, 09 carretas, 01 casa de farinha móvel e 02 plantadeiras de mandioca.

Durante a gestão de Gustavo Marques, a secretaria de Turismo e Cultura investiu verbas da Lei Aldir Blanc e da Lei Paulo Gustavo, fomentando a cultura local. Foram incentivados principalmente macroprojetos culturais. Nessa ocasião, o Fundo Municipal de Cultura, destinado a microprojetos foi investido principalmente em taxas administrativas, alugueis, entre outros.

Em fevereiro de 2024 a Prefeitura de Formosa entregou cartões de aluguel social para mais de 600 famílias formosenses através do programa Onde Morar do Governo Estadual, encabeçado pelo governador Ronaldo Caiado e a primeira dama Gracinha Caiado.

Ainda em fevereiro de 2024, fomos surpreendidos por três vezes consecutivas, por uma erosão e assoreamento em parte do asfalto da Avenida Lagoa Feia, em frente ao deck da Mata da Bica. Essa erosão fez lembrar as reportagens do Correio Braziliense ainda no final do mandato do Dr. Didi.

Gustavo Marques retomou algumas obras iniciadas ainda pelo ex-prefeito Itamar Barreto, inaugurando inicialmente o CMEI Leonardo Chaves. No dia 01 de abril de 2024 inaugurou o CMEI Clarival de Miranda no Jardim das Américas e o CMEI Luiz Alberto Maguito Vilela no Parque Laguna II. Já no segundo semestre, ele inaugurou também o CMEI Vovó Odila no Distrito do Bezerra. Houve reforma em várias unidades escolares, bem como ampliação de sala de aula em outras unidades.

 

Das obras inacabadas que Gustavo Marques prometeu finalizar, ele não conseguiu dar sequência no Anel Viário de Formosa, bem como continua depredando cada vez mais a construção do Centro Olímpico. Outra obra que denigre muito a imagem de Formosa, mesmo sendo de gestão federal, é a construção dos viadultos na BR-020, que continuam inacabados.

Outro problema constante em Formosa que o Gustavo Marques não conseguiu resolver foi do Aterro Sanitário (Lixão). Mesmo já tendo várias leis e ordenações referentes ao final desse aterro, durante os 6 anos de mandato ele não conseguiu solucionar.

Outra dificuldade que tivemos foi a falta de um programa específico contra as queimadas que, nesse ano, atingiu vários atrativos turísticos, incluindo o Parque Municipal do Itiquira, Ecoturismo Indaiá e o EcoBocaina.


Polêmicas e escândalos

Gustavo Marques enfrentou também várias polêmicas e esteve a frente de alguns assuntos hora resolvidos, outros que estão por resolver.

Após o dia 05 de março de 2019, Formosa estrelou em vários jornais, inclusive na TV Anhanguera, após sumir um valor de aproximadamente R$ 15.000,00 que era proveniente das entradas do Parque Municipal Itiquira.

Uma grande polêmica envolvendo o prefeito Gustavo Marques, que também tomou dimensões grandiosas, foi no dia 01 de agosto de 2023, quando em viagem, ele foi preso pela polícia federal por porte ilegal de arma de fogo quando ele embarcava em um voo particular do Ceará para Goiás. Conforme nota, Gustavo comprovou ter porte de arma de fogo, bem como alegou haver dúbio entendimento na legislação. Conforme a Polícia Federal, ele possui porte de outra arma, uma calibre 380, entretanto estava portanto uma arma de uso restrito, uma pistola 9mm. Confira AQUI a declaração do prefeito na íntegra.

Conforme o Jornal Opção, Gustavo Marques também esteve enfrentando denúncias do Ministério Público sobre esquema de desvio milionário de recursos públicos compreendendo de 2017 até março de 2024, envolvendo também o ex-prefeito Ernesto Roller. Nessa denúncia, mostra que Secretários e procurador também foram investigados por cobrar 20% de propina em cima de contratos de licitação.

Como consequência desses escândalos, conforme o jornal Mais Goiás, no dia 11 de abril de 2024 Gustavo Marques chegou a ser expulso do partido Progressistas.

A última polêmica envolvendo o prefeito Gustavo Marques se deu no dia 20 de dezembro de 2024, faltando 11 dias para finalizar o seu mandato, onde o Jornal Opinião do Entorno chegou a intitular "Pacote de Maldades", aos 22 projetos de lei que ele mandou para votação extraordinária na Câmara Municipal de Formosa. Para conhecermos um pouquinho mais sobre esse assunto, durante o pleito eleitoral de 2024, o candidato apoiado pelo prefeito, "Décio do Ideal", finalizou em terceiro lugar no resultado final, sendo vencedora a candidata Simone Ribeiro, do PL, que surpreendeu Formosa com uma vitória expressiva de 23.319 votos, o que correspondeu a 41,44% dos votos. Gustavo Marques que, durante todo o seu mandato buscou aprovar vários planos de cargos e salários, encaminhou para o dia 09 de dezembro de 2024, 21 projetos de leis, sendo que a maioria geram gastos onerosos para a próxima gestão, contrariando o que diz a Lei de Responsabilidade Fiscal, artigo 21. Após uma grande mobilização popular, além de decisão judicial impetrada pela então vereadora e futura prefeita Simone Ribeiro, o prefeito enviou o ofício nº 627/24, retirando todos os Projetos de Lei. 

Após isso, o presidente da Câmara Municipal de Formosa impetrou recursos judiciais e conseguiu uma liminar para que pudesse ocorrer essa votação, mesmo que vários projetos contrariam ao que diz a própria Lei de Responsabilidade Fiscal, tendo a nova sessão marcada para o dia 20 de dezembro de 2024, às 19h.

A prefeita eleita, Simone Ribeiro, comunicando claramente com a população formosense, mostrou extremamente preocupada com tais Projetos de Lei, tendo em vista que têm a potencialidade de colocar em risco o fornecimento de serviços básicos à população, que será a maior prejudicada caso aprovados os referidos projetos.

"Permitir que projetos de lei, sem qualquer urgência, sejam votados a toque de caixa, sem as deliberações das comissões desta casa e sem o devido parecer jurídico é um claro desvirtuamento do processo democrático de construção das leis," afirma a então vereadora e já prefeita eleita Simone Ribeiro.

Em sua defesa, a então vereadora Simone Ribeiro e eleita para assumir a próxima gestão, continua: 

"Contudo, ainda que não existisse o referido prazo, (180 dias da Lei de Responsabilidade Fiscal) a impossibilidade de se votar os referidos projetos no atual momento também encontra um óbice sob ponto de vista contábil, haja vista que, segundo informações prestadas pelo próprio município ao Tribunal de Contas Municipal, existe um rombo fiscal na casa de R$ 20.000.000,00 apenas no corrente ano. 

Sem falar que o referido montante apresentado pelo município omitiu o débito com a previdência municipal, no valor de mais de R$ 10.000.000,00, fruto do não repasse das contribuições dos servidores ao fundo de previdência. Tal situação foi investigada pelo Ministério Público, que ajuizou uma ação contra a atual gestão e que pretende a responsabilização desta pelo não pagamento, conforme se observa da ação nº 6085337-51.2024.8.09.0044. 

A atual gestão também simplesmente desconsiderou o fato de que existe uma obrigação para o próximo ano sobre o pagamento de precatórios que supera o valor de R$ 100.000.000,00, o que tem o efeito de simplesmente parar todos os serviços do município, conforme apontado pelo parecer contábil anexo. Referido valor também não foi projetado na lei orçamentaria enviada a esta casa para aprovação (PL nº 30/2024)."

Outra questão que dificultou o final do mandato de Gustavo Marques está no Processo n.º: 6131007-15.2024.8.09.0044 do Poder Judiciário do Estado de Goiás, Comarca de Formosa GO, onde a prefeita eleita Simone Ribeiro pede um mandado de segurança pedindo a prorrogação de alguns contratos considerados como serviços e bens essenciais que estão com finalização no dia 31 de dezembro de 2024. Mesmo diante dos fatos, o Juiz de Direito Paulo Henrique Silva Lopes Feitosa indeferiu o pedido de tutela provisória de urgência em aditivar tais contratos essenciais. 

No jornal O HOJE do dia 21 e 22 de dezembro de 2024, saiu uma reportagem detalhando essas questões e esse fechamento complicado no fechamento de sua gestão. A sessão do dia 20/12/2024, sequer foi iniciada. Muitas pessoas reclamaram pela decisão tomada de limitar o número de pessoas dentro da câmara e muitas coisas aconteceram. O presidente, vereador Mundim, ao tomar o microfone, já deu como sessão encerrada devido a pressão popular. Em suas palavras ele disse: "Senhores vereadores, nobres presentes, público, declaro encerrada a sessão. Nem vou começar a sessão, vou encerrar a sessão e vou começar em outra. A sessão tá encerrada."  Após essa decisão, o vereador Dr. João Batista confrontou o presidente de uma maneira muito forte.

Houve uma nova convocação para que essa sessão se realizasse on-line no dia 30/12/2024, entretanto no dia 29 o presidente da câmara, vereador Mundim, deu por cancelada essa sessão, deixando assim de acontecer essa votação que poderia inviabilizar a gestão da próxima prefeita eleita.

O que podemos dizer? Apesar das importantes obras realizadas ao longo dos seis anos de gestão, que trouxeram avanços inovadores para a cidade, o final do mandato de Gustavo Marques foi marcado por controvérsias. Essa dualidade de avanços e controvérsias no apagar das luzes marca o legado de Gustavo Marques, deixando à cidade um misto de progresso e incertezas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário