Simone Dias Ribeiro de Melo - Simone Ribeiro, nasceu em Formosa, no dia 16 de julho de 1.979. Ela que é a filha mais velha da senhora Zilda Dias de Sousa Ribeiro, praticamente não conheceu o seu pai sanguíneo, tendo em consideração o Sr. Alberto, aquele amável senhor que com todo zelo e cuidado criou a família, composta por Dona Zilda, Sr. Alberto, Simone, Luciane, Albert e Patrícia. Casada com Carlos Melo, Simone é mãe do Estêvão.
Simone Ribeiro nasceu e cresceu na região do Cangalha, zona rural de Formosa Goiás. Foi lá que quando ela tinha aproximadamente 03 anos de idade viu o seu pai sanguíneo falecido, vítima de brigas por causa do vício da embriaguez. Simone Ribeiro praticamente não tem lembranças do seu pai sanguíneo, visto que ele parava pouco em casa.
![]() |
Simone Ribeiro visitando a casa da infância |
Na época do falecimento do seu pai sanguíneo, sua mãe, Dona Zilda, ainda era uma jovem de 19 anos, mas já com a responsabilidade da criação de duas filhas: Simone e Luciane. Nesse momento de sofrimento, por vezes Dona Zilda se viu sozinha e desamparada, enfrentando trabalhos árduos para conseguir sustentar sua família. Uma virtude é que Dona Zilda não tinha preguiça, enfrentava todos os trabalhos com a dignidade que sempre foi exemplar.
Mesmo enfrentando os serviços árduos da roça, Dona Zilda se viu forçada a ir para a cidade trabalhar de doméstica para assim dar uma condição melhor para as filhas. Por causa da mudança, Simone e Luciane passaram a morar com a avó materna, ficando muitos dias sem ver a própria mãe. Por outro lado, para auxiliar no sustento das filhas, Dona Zilda passava a metade do salário para a sua mãe criar as filhas, sobrando-lhe bem pouco para o tamanho dos sonhos.
Simone Ribeiro não veio de um berço de ouro, antes foi uma criança simples, negra, da roça, criada um tempo pela avó e, consequentemente, alguém de que teria de tudo para ser somente mais uma pessoa qualquer. Entretanto, desde criança, Simone carregava em si uma áurea que contagiava a todos ao redor.
O tempo passou e, aos cinco anos, Simone viveu uma nova fase, podendo enxergar uma luz no fim do túnel. Dona Zilda que na época trabalhava como doméstica em Formosa, sofria muita humilhação devido a necessidade de morar de favor, além da maneira como as empregadas domésticas eram tratadas na época. Por várias vezes dormiu com fome, pois trabalhava até tarde e, quando chegava onde ela morava de favor, todos já haviam feito suas refeições e não tinha nada pra ela comer. Foi nessa época que Dona Zilda, indo para Brasília visitar seu pai que estava enfermo, conheceu o Alberto dentro do ônibus. Foi uma coincidência do destino, pois sentaram-se ao lado na viagem e, logo depois, Dona Zilda descobriu que Alberto também estava indo visitar o pai que por ironia do destino estava internado no mesmo hospital onde estava o pai de Dona Zilda.
Alberto era um homem simples, pedreiro honrado e que assumiu um compromisso de amar Dona Zilda e cuidar das filhas como se fossem suas própria filhas. Alberto assumiu o compromisso e cumpriu com tudo que havia prometido. Assumindo a família, eles moraram por muito tempo ali na "Volta do Brejo".
![]() |
Simone com seu pai, Sr. Alberto |
Assim, aos cinco anos de idade, Simone Ribeiro passa a receber o amor de pai do Sr. Alberto. Homem íntegro, de respeito e muito carinhoso, deixava transparecer a todos o verdadeiro cuidado que ele tinha pela família da Dona Zilda. Entretanto, como nem tudo foram flores na vida da Simone, a família de origem do Sr. Alberto não recebeu muito bem o novo relacionamento, gerando algumas crises, inclusive envolvendo a própria Simone em mentiras e calúnias. Mas Sr. Alberto era um homem decidido e não se deixou levar por nada.
Passado aproximadamente uns três anos, Dona Zilda teve o filho Albert, um jovem que ama muito a família e principalmente sua irmã Simone Ribeiro.
Simone Ribeiro enfrentou novas dificuldades quando os pais do Sr. Alberto faleceram e consequentemente, na hora da divisão da herança, os irmãos do Sr. Alberto o deixaram sem lugar pra morar. Mais uma vez Simone vê ruir sob os seus pés a segurança que tinha mas foi mais uma aula de perseverança, visto que Sr. Alberto estava realmente decidido em manter a família e com muito trabalho, esforço e abdicações, conseguiram mais uma vez dar a volta por cima.
Simone Ribeiro, como era sempre diferenciada, aos 10 anos se despertou como empreendedora, vendendo lanche na escola. Mesmo privada de bens materiais, a família tinha muita fé, união e amor. Aos 14 anos, Simone Ribeiro começou a trabalhar na feira, vendendo verduras com um grande diferencial: dialogava com os clientes. Dali, Simone Ribeiro começou a vender embalagens e descartáveis na Loja do Marão.
Sempre buscando alçar voos maiores, Simone Ribeiro já cuidava de si própria e ainda tinha algum dinheirinho para ajudar os pais. Foi então que o destino foi lhe presenteando com tantas oportunidades de emprego em nossa cidade. Simone Ribeiro foi cuidar dos filhos da Tatiana, mas como não tinha esse dom, logo passou a trabalhar no mercadinho dela, sendo uma das responsáveis pelo crescimento das vendas e consequentemente o crescimento do próprio mercado. Simone ainda trabalhou na Padaria Munhoz, Papelaria Central, Hospital Luciano Chaves e Hospital São Camilo, onde ficou por um longo período. Em todos esses lugares o feedback do seu trabalho era somente um: "ela ama conversar com as pessoas..."
Simone Ribeiro sofreu, por diversas vezes, preconceito por causa da cor da sua pele ou mesmo por ter vindo de uma família simples, entretanto nunca se deixou ser levada por esses preconceitos.
Aos 22 anos, Simone Ribeiro assumiu um relacionamento e mudou da cidade de Formosa, entretanto vivenciou por muitas vezes os preconceitos que já vivia por aqui e, como estava longe da família, dos poucos amigos e em um lugar praticamente desconhecida, o sofrimento era bem mais acentuado. Com 28 anos, o homem por qual Simone Ribeiro tanto lutou, ele a desprezou após ser convencido pela própria mãe dele de que Simone não seria a melhor pessoa, principalmente por causa da cor da sua pele.
Simone Ribeiro, aos 28 anos, se vê novamente na cidade de Formosa, pedindo a Deus forças para recomeçar. Retornando a Formosa, foi prontamente recebida para trabalhar no Hospital São Camilo, mas Deus presenteou Simone com uma oportunidade única de mudar para o Distrito Federal e passar a trabalhar no Laboratório Sabim. Simone não perdeu a oportunidade e assumiu esse compromisso, retornando sempre para nossa cidade aos finais de semana. Foi em um desses finais de semana que a Simone conheceu o Carlos Melo, um homem disposto a curar as feridas que Simone estava enfrentando. Simone Ribeiro casou-se com Carlos Melo e, a família que antes era um sonho, passou a ser uma realidade.
![]() |
Carlos Melo e Simone Ribeiro |
Em crescimento ascendente no Laboratório Sabim, Simone Ribeiro, em março de 2.011, aceitou o desafio de passar a liderar a equipe de uma das unidades do Sabim aqui em Formosa, implementando uma forma de atendimento diferenciada onde cada cliente se sentia único e participante da "família Sabim".
O sonho da faculdade não havia morrido e, após ter entregue a vida completamente a Jesus, as coisas estavam prosperando cada dia mais. Simone Ribeiro então inicia o curso de Psicologia na Faculdade IESGO e lá ela consegue entender o chamado de Deus na sua vida: ouvir e ajudar as pessoas a superar suas dificuldades. Em dezembro de 2.014, Simone Ribeiro termina sua tão sonhada faculdade e tem sua realidade transformada mais uma vez, pois sabe que a partir daquele momento a sua vida é pra ajudar tantas pessoas quanto lhe fosse entregue em suas mãos. Assim sendo, o próprio Laboratório Sabim lhe dava oportunidade para palestras e eventos, onde ela percebeu seu potencial não apenas de liderar, mas de impulsionar muitas outras pessoas a se tornarem líderes.
Por outro lado, Simone Ribeiro enfrentava outra crise: por causa de problemas hormonais não podia engravidar. Decidida a adotar uma criança, Simone Ribeiro foi até a Casa da Mãe Social onde conheceu uma criança e foi designado que em 31 de dezembro de 2012 eles receberiam essa criança, a Thaty, mas dois dias antes da data oficial de adotar essa criança, Deus recolheu esse anjinho e se tornou mais uma perda na vida da Simone.
Simone Ribeiro e Carlos Melo entraram no ano novo divididos entre a tristeza da perda do anjinho Thaty e a fé restaurada através do culto do dia 01 de janeiro de 2.013. Aquele momento era uma mistura de sentimentos, entretanto Simone Ribeiro sabia que Deus lhe revelaria a saída. Naquele dia então Deus usou do Pastor João que profetizou dizendo que Deus tinha lhe preparado para ser mãe através da Thaty, mas que ela seria mãe do próprio fruto do seu ventre. Foi então que em agosto de 2.013, participando de um "Encontro com Deus", no útimo dia desse retiro espiritual Simone Ribeiro orando isolada da multidão ouviu a voz do próprio Deus lhe dizendo: "Você está grávida!" No dia seguinte, no próprio Laboratório Sabim ela fez o teste e, às 14:30h recebeu a certeza que realmente ela estava gerando um bebê. Em 17 de março de 2.014 nasceu o Estêvão, um verdadeiro milagre pois, contrariando as espectativas médicas, o menino nasceu saudável.
De 2.015 a 2.016 Simone Ribeiro mudou com sua família para Palmas TO, pois o Carlos Melo estava com um serviço muito grande naquela cidade. Foi uma oportunidade da Simone vivenciar tempo de qualidade como mãe, mas se dedicando sempre na área da Psicologia de Liderança.
Em 2.017 Simone Ribeiro, juntamente com outras profissionais, inaugurou em Formosa o Instituto de Desenvolvimento Humano e Coaching, trazendo novas realidades no impulsionamento de novos líderes. Como a vida da Simone Ribeiro é cheia de novidades, nessa época ela foi convidada a ser coautora do livro "O LIDER POSITIVO", um livro assinado por 36 especialistas em liderança espalhados pelo Brasil.
Nesse momento da vida, Simone Ribeiro impulsionada por seu irmão Albert trocaram o nome do instituto para INSTITUTO TRANSFORMAR e fizeram um evento nunca visto na região de Formosa: trouxeram para nossa cidade uma palestra com Rick Chesther. Foi um passo ousado, mas através daí muitas pessoas (principalmente mulheres) se tornaram empreendoras e aí incubava um novo projeto que tomaria vida mais a frente: MULHERES QUE REALIZAM.
Como mãe e psicóloga, Simone Ribeiro trouxe o programa GAC - Gerar, Amar e Cuidar, mostrando o poder da mãe na sustentabilidade da família. Até 2.023 foram oito encontros anuais com grávidas, puérperas e mães com crianças de várias idades. Já o programa Mulheres que Realizam se tornou encontro de mulheres que geralmente acontece no final do ano e é uma troca de saberes, onde cada uma ensina sua experiência e aprende com as experiências das demais.
Durante a epidemia do COVID-19, vários dos projetos que Simone Ribeiro estava fazendo foram interrompidos, mas conforme ela mesma reconhece, esse foi o caminho de Deus para elevá-la a um novo patamar, visto que em 2.020 ela se disponibilizou e foi eleita vereadora com 446 votos.
Historicamente, Formosa possui Câmara Municipal desde o dia 22 de fevereiro de 1.844. A Câmara Municipal sempre teve presença majoritária de homens, entretanto tivemos as seguintes mulheres: Terezinha Felipe em 1.963, Izabel Cristina em 1.983, Zildete de Melo Álvares em 1.993, Mariete Faleiro em 1.997, Adailda Dourado (Daia) em 1.997, sendo reeleita em 2.001 quando também foi eleita Judith Ricciardi, Marília Magalhães em 2.005, Roberta Brito em 2.017 e, em 2.021, junto com Simone Ribeiro, tivemos as vereadoras Roberta Brito, Fernanda Lima e Cátia Rodrigues, sendo o pleito com maior número de mulheres na história de Formosa.
Enquanto vereadora, Simone Ribeiro fez um mandato diferenciado, voltado em dialogar com os próprios formosenses, além de estar muito voltada para as mulheres da zona rural. Entre os projetos, o que mais destacou foi o "Me Conta". Esse projeto nasceu no gabinete da então vereadora Simone Ribeiro, na época, movida por um profundo amor por Formosa e pela necessidade de ouvir as vozes de quem construiu e constrói diariamente essa cidade. Ela formulou algo simples, mas de grande impacto: três perguntas capazes de despertar no cidadão o orgulho de pertencer e a vontade de transformar.
- Por que você ama Formosa?
- Qual é o seu próprio valor para a cidade de Formosa?
- O que você gostaria que mudasse na sua realidade ou na cidade para transformar aqui no lugar mais feliz do Brasil?
O Projeto Me Conta foi, desde o início, mais do que uma ideia; foi uma ferramenta de conexão. Ele deu espaço para que a população compartilhasse suas histórias, valores e esperanças. E o resultado foi extraordinário: resgatamos um sentimento de pertencimento, inspiramos ações transformadoras e reforçamos a identidade cultural que nos é tão formosense.
Essas perguntas não são triviais. Elas nos levam a olhar para dentro e para fora ao mesmo tempo. Quando questionamos por que você ama Formosa?, pedimos que cada cidadão reveja sua relação com a cidade, com sua história, com suas raízes. Quando nós perguntamos sobre o próprio valor, estamos abrindo espaço para que cada pessoa reconheça sua contribuição única, sua importância no tecido social e cultural de Formosa. E, ao perguntar o que precisa mudar, estamos propondo uma construção conjunta, uma busca por um futuro que seja desenhado pelas mãos de todos.
Em 15 de janeiro de 2.023, Simone Ribeiro lançou o seu próprio livro autobiográfico "O PODER DE SER QUEM VOCÊ É" na cidade de Formosa-GO. O livro conta a história de uma mulher cheia de sonhos, coragem e visão empreendedora, que enfrentou as duras realidades da vida desde cedo, ainda na infância, com a família passando por problemas financeiros, perdas prematuras e muitas outras dificuldades, mas mesmo assim, Simone encontrou forças para dar a volta por cima e com muita luta e esforço, avançou para mudar a vida de si mesma e de muitas pessoas à sua volta.
Foi nesse embasamento que Simone Ribeiro, debaixo da guia divinal de Deus, se disponibilizou para a campanha de prefeita, fazendo uma campanha limpa, sem quaiquer ataques aos demais candidatos, mas trazendo consigo o anseio de representar os formosenses sem voz, pois ela acredita plenamente que todos tem potencial em liderar.
Conforme o cientista político Márcio Aguiar, "Simone Ribeiro é a personificação da mudança. Sua campanha, marcada pela honestidade, transparência e compromisso com o povo, representa a ruptura que Formosa sempre esperou. A eleição deste ano não foi apenas uma escolha entre candidatos; foi uma batalha entre o sistema tradicional enraizado, desgastado e cheio de vícios, e a esperança de uma nova era política, mais limpa e conectada com as reais necessidades da população."
Simone Ribeiro foi eleita com 23.319 votos, o que representou 41,44% dos votos. Simone Ribeiro passa a ser a primeira prefeita mulher da cidade de Formosa. Mulher, negra, nascida na roça, de família humilde, foi a mulher que quebrou paradigmas na cidade de Formosa, uma cidade que já teve mais de 60 homens diferentes em seu comando, sendo a maioria deles militares, mas também professores e juizez. Simone Ribeiro então, em 2.025, é a primeira prefeita mulher, além de ser a primeira gestora da área de psicologia. Uma lider que está quebrando paradigmas.
Assim que foi eleita, Simone Ribeiro já começou a ter dificuldades, quanto o então prefeito Gustavo Marques no dia 20 de dezembro de 2024, faltando 11 dias para finalizar o seu mandato, onde o Jornal Opinião do Entorno chegou a intitular "Pacote de Maldades", aos 22 projetos de lei que ele mandou para votação extraordinária na Câmara Municipal de Formosa. No jornal O HOJE do dia 21 e 22 de dezembro de 2024, saiu uma reportagem detalhando essas questões e esse fechamento complicado no fechamento de sua gestão. A sessão do dia 20/12/2024, sequer foi iniciada. Muitas pessoas reclamaram pela decisão tomada de limitar o número de pessoas dentro da câmara e muitas coisas aconteceram. O presidente, vereador Mundim, ao tomar o microfone, já deu como sessão encerrada devido a pressão popular. Em suas palavras ele disse: "Senhores vereadores, nobres presentes, público, declaro encerrada a sessão. Nem vou começar a sessão, vou encerrar a sessão e vou começar em outra. A sessão tá encerrada." Após essa decisão, o vereador Dr. João Batista confrontou o presidente de uma maneira muito forte.
Houve uma nova convocação para que essa sessão se realizasse on-line no dia 30/12/2024, entretanto no dia 29 o presidente da câmara, vereador Mundim, deu por cancelada essa sessão, deixando assim de acontecer essa votação que poderia inviabilizar a gestão da próxima prefeita eleita Simone Ribeiro.
Assim, com uma equipe de especialistas tomando junto dela a direção da cidade, no dia 01 de janeiro de 2.025 a Simone Ribeiro, primeira mulher eleita prefeita na cidade de Formosa, toma posse com glamour e com a certeza que fará pela população aquilo que sempre amou fazer: cuidar de pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário