quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

31 de janeiro de 1.951 a 31 de janeiro de 1.955 - Leônidas Ribeiro de Magalhães



LEÔNIDAS RIBEIRO MAGALHÃES nasceu no dia 08 de agosto de 1903, na cidade de Correntina, Bahia. Casou-se com Leonice Rosa Magalhães, resultando dessa união, os filhos Arthur, Carmem, Nicia, Norma, Acyr, Maria do Rosário, Ismenia e Carmélia Magalhães. Fez apenas o curso primário em escola pública da cidade de Correntina. Faleceu em Formosa, no dia 27 de janeiro de 1.989.

No dia 28 de maio de 1.921, chegou a Formosa, adotando-a como sua terra natal, onde viveu.

No dia 03 de outubro de 1.950, foi eleito prefeito municipal de Formosa, pelo Partido Democrático Social (PSD), para o quadriênio de 1.951 a 1.955. Tomou posse perante a Câmara Municipal no dia 31 de janeiro de 1.951 e, na mesma data, Domingos de Jesus Monteiro Guimarães, transmitiu-lhe o cargo, na sala de audiências da Prefeitura Municipal de Formosa, diante dos vereadores eleitos, autoridades civis e eclesiásticas, numerosa e seleta assistência, conforme registro feito às fls. 30, do Livro de Registro de Termos de Compromisso..

Durante sua gestão, realizou, entre outros, os seguintes trabalhos: 



Concluiu o antigo prédio da Prefeitura Municipal de Formosa

Construiu a segunda usina hidrelétrica de Formosa, obra sob a responsabilidade da firma Mayrink Veiga do Rio de Janeiro


Impulsionou a 5ª exposição agropecuária de Formosa.

Foi também Leônidas Ribeiro de Magalhães que, em 31 de dezembro de 1.951 designou João Luiz do Espírito Santo para exercer o cargo de maestro da Banda de Música, sendo esse um dos maestros mais marcantes dessa Corporação.


No dia 10 de outubro de 1951, decretou feriado municipal em homenagem ao presidente do Instituto Brasileiro de Geografia, Poli Coelho, que visitou Formosa na mesma data.

Além de fazendeiro e dentista prático, era funcionário público, tendo se aposentado no cargo de coletor estadual de Goiás.


HOMENAGEM

Em Formosa, o seu nome figura um colégio estadual no Jardim Califórnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário