HILDEBRANDO DE SOUZA BORBA nasceu no dia 13 de outubro de 1900, em Formosa, Goiás, na Rua Visconde de Porto Seguro, n° 457, onde residiu durante toda a sua vida. Filho de Jacinto de Sousa Borba, serviu a Guarda Nacional pelo 4º Batalhão de Caçadores (2ª Região de São Paulo). Foi casado com Emérita Rosa Borba, e juntos tiveram quatro filhos: Mauro Sousa Borba, Dinah Borba de Assunção, Maurílio Sousa Borba e Maria Aparecida Sousa Borba.
Foi nomeado prefeito municipal de Formosa pelo governador do Estado de Goiás, Gerônimo Coimbra Bueno, através do Decreto nº 06, de 26 de março de 1.947, em substituição a Francisco Joaquim de Magalhães, tendo prestado compromisso no dia 02 de abril de 1.947, e assumido o cargo na mesma data.
No breve tempo em que exerceu o Poder Executivo Municipal, cuidou das estradas e pontes rurais; cascalhou e nivelou as ruas da cidade, usando a primeira motoniveladora da prefeitura, comprada em sua gestão; reativou o distrito de Santa Rosa; reabriu o cartório, o fórum e a subdelegacia; através dos Decretos n.° 09 e 10, de 05 de novembro de 1.947, mudou os nomes das ruas "Pedro Ludovico" e "Getúlio Vargas" para "Gesulino Malheiros" e "Visconde de Porto Seguro", respectivamente.
Durante seu mandato, após a constitucionalização, realizaram-se as eleições em 23 de novembro de 1.947.
No dia 11 de dezembro de 1.947, feriado municipal, instalou-se a atual formação política da Câmara Municipal (visto que a mesma foi instalada em 22 de fevereiro de 1.944) e diplomação do prefeito eleito, Domingos de Jesus Guimarães, o qual recebeu o poder das mãos do biografado.
Não existe, em Formosa, nenhuma rua ou prédio público em seu nome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário