O professor parochial vitalício do ensino primário Alferes Mathias de Oliveira Barreto nasceu em 1.830 e faleceu no dia 21 de abril de 1.884. Não temos informação de filiação e descendência dele.
Sua influência em Formosa se dá inicialmente quando o inspetor parochial Tenente Coronel Paulino de Sousa Lobo trouxe, em 1.863, o Alferes Mathias de Oliveira Barreto para ser professor vitalício do sexo masculino na escola pública estabelecida na freguezia de Nossa Senhora da Conceição, município da Villa Formosa da Imperatriz, cargo que Mathias Barreto exerceu com afinco até 1.878. Abaixo, inclusive, temos a divulgação da ata de 17 de dezembro de 1875, onde foram examinados os seus alunos. Mathias Barreto aposentou-se pelo Ato de 21/05/1.878, onde ele se achava “impossibilitado de continuar no magistério e por contar com mais de vinte anos de serviço”.
Alferes Mathias também foi escrivão da coletoria municipal e da Recebedoria da Lagôa-fêia e Arrependidos de 1.864 a 1.882, curador geral de 1.871 a 1.874, defensor no tribunal do júri de 1.883 a 1.875, juiz de paz de 1.879 a 1.880 e vereador municipal de 1.864 a 1.882, sendo que de 1.879 a 1.880 ele exerceu o cargo de presidente da Câmara Municipal e chefe do Poder Executivo.
No dia 7 de maio de 1.872, de acordo com o Correio Official de Goyaz, temos um ato nomeando, de conformidade com a informação do tenente-coronel comandante do 6º batalhão da guarda nacional de Villa Formosa e do respectivo comando superior de 20 de janeiro e 26 de março último, para o dito batalhão, na 1ª secção da companhia avulsa de reserva, temos escalado como oficiais responsáveis o Alferes Mathias de Oliveira Barreto e Alferes Frederico José d’Oliveira.
Na Eleição Provincial de 1.878 vemos que Mathias de Oliveira Barreto não foi eleito, sendo que ficou unicamente com 4 votos e o eleito com menor número de votos foi Luiz de Abreu com 71 votos.
No Correio Official de Goyaz de quarta-feira, 4 de fevereiro de 1.880, temos o ato do Presidente da Província de Goyaz, atendendo o oficio nº 18, de 26 de janeiro de 1.880, do Chefe de Polícia exonera Ângelo Chaves do cargo de 2º suplente do Delegado de Polícia e nomeia o Alferes Mathias de Oliveira Barreto para esse cargo.
Em 28 de agosto de 1.880, percebemos que o cidadão Mathias de Oliveira Barreto, que tinha sido nomeado por ato de 3 de abril de 1.880 como 2º suplente do Juiz Municipal e de Órfãos do Termo de Formosa, não prestou o devido juramento, o Presidente da Província de Goyaz resolve nomear para servir durante o quatriênio de 1.880-1.884, de 3º suplente daquele juiz, a João José da Silva Gordo.
Em 1.882 chegaram à capital da Província de Goyaz, afim de tomarem assento na Assembléa Provincial, de que são membros, os srs. Coronel Antônio da Silva Paranhos, Hermenegildo Raymundo do Nascimento Lima, Francisco Antônio Cardoso de S. Cruz e Mathias de Oliveira Barreto. Na ata da 9ª sessão preparatória da Assembléa Provincial de Goyaz, em 7 de Julho de 1.882, sob a presidência do Sr. Confúcio, percebe-se um requerimento de Bernardo Antônio de Faria Albernaz querendo ser reconhecido como deputado e solicitando que verificasse a autenticidade de diversos colégios na eleição que se procedeu ultimamente em segundo turno, colocando sobre a mesa o diploma do Sr. Mathias de Oliveira Barreto, eleito pelo 2º distrito. Enviado com urgência à comissão de poderes. O Sr. Felicíssimo (relator da mesma) relata: A commissão de verificação de poderes, a quem foi remettido pela ileza o diploma do Sr. Mathias de Oliveira Barretto expedido pela junta apuradora do 1º escrutínio do 2º disctricto, tendo em vista a copia authentica da acta da apuração geral, combinada com as das mezas eleitoraes, e procedendo a exame, nada encontrou que induzisse duas vias sobre a regularidade do processo eleitoral, e por isso é de parecer: -Que seja reconhecido deputado o referido Sr. Mathias d’Oliveira Barreto. Sala das commissões, 7 de Julho de 1.882. –Felecissimo do Espírito Santo, Manoel Alves de Castro, Antonio da Silva Paranhos. Que é approvado. São declarados deputados á Assembléa Legisltiva Provincial de Goyaz os srs. Hermegildo Raymundo do Nascimento Lima e Mathias de Oliveira Barretto.
Em 12 de fevereiro de 1.884, registrado no ato nº 3355, o presidente da Província de Goyás nomeia suplentes dos juízes municipais que devem servir nos distritos especiais de cada termo da província no quatriênio de 1.884 a 1.888 e, no Termo de Formosa, temos como suplente do juiz municipal do 1º distrito o Sr. Mathias de Oliveira Barreto, que nessa época já tinha a patente de Capitão da Guarda Nacional.
No Correio Official de Goyaz de 3 de maio de 1884, vemos que o Capitão Mathias de Oliveira Barreto foi mais uma vez eleito como deputado da Província de Goyaz, não tendo exercido, visto seu falecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário