quinta-feira, 8 de agosto de 2019

1.875 a 1878 – TEN. JOSÉ PAULINO DE SOUSA LÔBO



O Tenente da Guarda Nacional José Paulino de Sousa Lôbo, filho do ex prefeito Paulino de Sousa Lôbo e de Carolina Alves do Nascimento, nasceu em Formosa GO em 1.852 e aqui faleceu, solteiro, sem filhos, aos 40 anos de idade, no dia 16 de novembro de 1.892.

Era um homem culto e dinâmico que muito contribuiu com a culturalização dos conterrâneos formosenses. Exerceu o cargo de vereador de 1.875 a 1.882, sendo que, de 1.875 a 1.878, foi presidente da Casa de Leis e concomitantemente chefe do Poder Executivo. Foi também juiz municipal na Villa Formosa da Imperatriz de 1.877 a 1.878.
Foi ele quem presidiu a sessão da câmara do dia 7 de setembro de 1.877, onde foi comunicado à Câmara ter sido a vila Formosa da Imperatriz elevada à categoria de cidade, pela Lei Provincial nº 574, de 21 de julho de 1.877, com a denominação de cidade Formosa da Imperatriz. Assim sendo, no dia 16 de setembro de 1.877, houve, no Paço Municipal, uma reunião dos vereadores: José Paulino de Sousa Lobo, Mathias de Oliveira Barreto, Pe. Othon de Abreu Caldeira, Sebastião da Silva Pedroso, João Moreira Ribeiro, Francisco Martins Mundim, Joaquim Antonio dos Reis e Mello e Honório de Sousa Lobo. Pelo Presidente da Câmara, José Paulino de Sousa Lobo, foi publicada a Resolução da Assembléia Provincial, nº 574, de 21 de julho de 1.877, elevando a vila Formosa da Imperatriz à categoria de cidade com a denominação de Cidade Formosa da Imperatriz. Nessa reunião, tomaram parte os principais homens do lugar: Tenente Coronel Paulino de Sousa Lôbo, Major Joaquim Honório Pereira Dutra, Major José Rodrigues Chaves, Capitão Gabriel do Espírito Santo Cerqueira, Capitão Ângelo Rodrigues Chaves, Capitão Vigilato Fernandes de Sousa, Fidêncio José de Oliveira. Pelo vereador Francisco Mundim foi proferido um belíssimo discurso, alusivo ao ato, sendo ouvido com aplausos dos assistentes.
A partir de então, passamos a chamar somente Formosa da Imperatriz, tornando também independente da Comarca de Santa Luzia.
Toda essa mudança regimental foi o momento em que o vereador João Moreira Ribeiro propôs que se desse denominação às ruas e praças, porquanto só duas ou três ruas que eram denominadas, sendo as demais conhecidas pelos nomes de alguns proprietários. Foi nesse momento que a Rua das Flores passou a ser denominada Rua do Visconde de Porto Seguro. Uma curiosidade sobre esse fato é que, concomitantemente ao período em que nosso povo recebia a Lei Provincial elevando nossa vila à categoria de cidade, estava aqui em nossa região o senhor Francisco Adolfo de Varnhagen, um braço direito no império. Fica aqui a dúvida: apenas uma coincidência ou era este um olheiro do império?

Nenhum comentário:

Postar um comentário