segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

01 de janeiro de 2.001 a 13 de dezembro de 2.007 - Sebastião Monteiro Guimarães Filho (Tião Caroço)


SEBASTIÃO MONTEIRO GUIMARÃES FILHO, técnico em contabilidade, pecuarista, filho de Sebastião Monteiro Guimarães e Mirtes Chaves Guimarães, nasceu em Formosa, GO, no dia 07 de junho de 1.951. Em primeiras núpcias, com Lionésia Santana Guimarães, teve os filhos Joana Célia, Júlio César, Janaína e Juliana. Casou-se, em segundas núpcias, com Nara Martins Pegoraro Guimarães, nascendo dessa união, os filhos Sebastião Pegoraro Monteiro Guimarães, Roberta e Lorraine.


Tião Caroço pertence a uma família com tradição política em Formosa. Seu pai foi presidente da UDN e Arena. Primos e tios são todos envolvidos na política, tanto por parte de pai, quanto por parte de mãe.

Habilidoso na arte de fazer política, e detentor de férrea vontade, alcançou as seguintes posições na sua vida política e parlamentar: ex-presidente do Diretório Municipal do PDC (Partido Democrata Cristão) em Formosa, Goiás; deputado estadual por Goiás, eleito pelo PPR em 1.994, com 10.718 votos; ex-presidente dos Diretórios Regionais dos partidos do PPR e do PPB de Goiás; 4° secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Goiás, de 1.995 a 1.996; membro da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Goiás; presidente da Organização dos Municípios; relator das reformas do Judiciário e do Ministério Público; líder do PPB na Assembleia Legislativa de Goiás; deputado estadual pela segunda vez, por Goiás, eleito pelo PPB em 1.998, com 19.405 votos; vice-presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Transportes e Obras Públicas do Estado de Goiás, em 2.000; ex-secretário da Secretaria de Transportes e Obras Públicas de Goiás; ex-secretário de Infraestrutura do Estado de Goiás; ex-secretário extraordinário de Coordenação Política do Estado de Goiás; conselheiro no Tribunal de Contas dos Municípios - GO.

Prefeito municipal de Formosa, eleito em outubro de 2.000, tendo Clarival de Miranda como vice, para o quadriênio de 2.001 a 2.004, passou a administrar o município com objetivo de tornar o poder público imbuído de competência e transparência. Político habilidoso, novamente foi eleito com o mesmo vice prefeito, em 03 de outubro de 2.004, com 30.834 votos, correspondentes a 71,94% do total da apuração, permitindo-lhe o direito de governar o município no período de 2.005 a 2.008.

Um fato inusitado, logo no início do primeiro mandato, foi quando em 10 de abril de 2.001, o então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso veio até a cidade de Formosa GO fazer a entrega de 590 viaturas para a polícia militar, relançando o Plano de Segurança. Na ocasião, quando o presidente dirigiu ao prefeito, chamou-o pelo pseudônimo de "Tião Pescoço", o que nosso amigo teve uma saída de mestre ao responder: "Aqui, o trabalho do Tião Pescoço, do Tião Caroço... Ah!!! é tudo a mesma coisa!!!"

Além de deputado estadual e prefeito municipal de Formosa, recebeu várias homenagens pelos serviços prestados ao povo goiano, destacando-se as seguintes: diploma de Colaborador Benemérito da Polícia Militar do Estado de Goiás; diploma de Destaque Político de 1.995, conferido pelo Canal 1000; Prêmio Imprensa de 1997, conferido pela editora Pan Americana; diploma de Mérito Industrial, conferido pela Associação Pró Industrial do Estado de Goiás; certificado de Consagração Pública de 1.995, 1.996 e 1.997; certificado em Atualização em Legislativo, conferido pela Fundação Milton Campos, realizada em 1.997; medalha do Ministério Público pelos serviços prestados ao povo goiano; certificado de Melhor Administração do Brasil, conferido pela União Brasileira de Divulgação em 2.001 (Selo Iso 9002); Comendador da Ordem do Mérito Dr. Ramón de Castro Viejo, conferido pela Fundação de Banco de Olhos de Goiás, em 2.001; diploma de Mérito Político, conferido pelo Supremo Conselho Internacional do INTERCOICC, em 2.001; certificado de Apreciação da Campanha de Olho na Visão, em 2.002; diploma de Melhor Prefeito de Goiás, conferido pela revista Brasil Oeste, em 2.002; diploma de Prefeito Mais Popular de Goiás, conferido pela Associação de Pesquisadores dos Institutos de Pesquisa, em 2.003; diploma da Medalha Tiradentes pelos relevantes serviços prestados à Polícia Militar do Estado de Goiás, conferido pelo Governador do Estado de Goiás, em 2.003.

Durante seus mandatos, foram realizadas as seguintes obras: Iluminação, construção, ampliação e reforma de escolas municipais e estaduais: construção, em parceria com o governo estadual, do prédio do fórum e do CIOPS; reforma de praças; construção de pontes; 534 jogos sanitários; rotatórias, prédios públicos, parques infantis, fábrica de farinha, meio fio; poços artesianos, bueiros, 80 barragens, feira coberta (continuação), quadras esportivas, e 280 casas no Parque Nova Formosa; postos policiais, bocas de lobo, fossas sépticas, canil, 204 barragens de contenção, 10 casas na Vila Militar; rampa de vôo livre; Lago do Vovô; conclusão do teatro e Museu Couros; centros de múltiplo uso, postos de saúde para as famílias em vários setores e 52 casas na Lagoa do Santos; caixas d'água, redes de águas, redes de energia, campos de futebol, parques de diversão, quadras cobertas; reforma de praças e prédios públicos, reforma do Hospital Municipal: pavimentação na cidade e nos distritos e implantação da rede de esgoto, via Saneago. 


Créditos: Revista Alcance

Em 28 de junho de 2.005, uma revolução grande na educação foi a eleição dos diretores nas Escolas Municipais. Coordenado pela secretária de educação Argentina Martins da Silva e pelas professoras Maria Luiza Vieira Rodrigues, Ana Paula Monteiro da Silva, Janildes Marques de Faria e Ana Flávia da Silva, foi um processo transparente onde foram eleitos 29 diretores. Não sendo novidade, visto que o maior público de profissionais na educação é feminino, nessa eleição apenas três homens foram escolhidos para estarem a frente de alguma escola, sendo eles: Gilberto de Souza Rosa (2º segmento do Auta Vidal), Edenir Gonçalves de Melo (Escola Deodato Gonçalves de Siqueira) e Wagner Gomes de Melo (Escola Projeto Paranã).

Nos dois mandatos, Tião Caroço prezou sempre por mostrar seus trabalhos e, nas escolas municipais, comprou instrumentos de fanfarra para quase todas as Unidades Escolares e, sempre que estava por aquele bairro, encarregava os instrutores de fanfarra a se apresentarem a fim de chamar a atenção de todos.

Outra parte que não podemos esquecer, ele foi o primeiro prefeito formosense a distribuir uniforme gratuito para os alunos da Rede Municipal de Educação. A camisetinha amarela "Visão e Velocidade", uma bermuda azul e, inclusive, tênis e mochila para os alunos mais carentes. 

Trouxe a Formosa o costume de iluminar a cidade, fazendo em sua época um grande "Natal Luz", onde além de mostrar os artistas locais, trouxe a apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiás. 

Entre erros e acertos, Formosa alcançou a posição de 10ª melhor infra estrutura produtiva do estado de Goiás, ocupando concomitamente, a 17ª posição como mais competitivo do estado.

Renunciou ao mandato de prefeito de Formosa em 13 de dezembro de 2.007, entregando ao seu vice, Clarival de Miranda, e foi assumir uma vaga como Conselheiro no Tribunal de Contas dos Municípios, onde permaneceu até a sua aposentadoria, em março de 2.018.

Nas eleições de 2.018, foi eleito mais uma vez como deputado estadual, contando com 31.047 votos.

Até a publicação desse material, o deputado Tião Caroço continua vivo e em plena saúde!



Nenhum comentário:

Postar um comentário