Páginas

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

01 de janeiro de 2.009 a 31 de dezembro de 2.012 - Pedro Ivo de Campos Faria


PEDRO IVO DE CAMPOS FARIA, filho do desembargador aposentado João Batista de Faria e Terezinha de Campos Faria, nasceu em Goiânia, Goiás, no dia 3 de agosto de 1.961. Em 03 de julho de 1.991, Pedro Ivo casou-se com a filha do desembargador Homero Sabino, a senhorita Cybelle Saad Sabino de Freitas Faria, com quem teve três filhas: Ana Luisa, Laura e Beatriz.

FAMÍLIA: O BERÇO DE TUDO

Ao fundo, Terezinha com Fábio, vó Juraci e Cláudia.
À frente, Gláucia, Flávia, Maria Tereza e Pedro Ivo


Cláudia, Gláucia, Flávia, Pedro Ivo e Fábio

Pedro Ivo, o terceiro filho do casal João Batista e Terezinha. Os irmãos de Pedro Ivo são Cláudia, Gláucia, Fábio e Flávia. Para a sua mãe Terezinha, criar os filhos é, sem sombra de dúvidas, uma missão divina. Em suas palavras, Terezinha disse: "devido ao serviço do meu esposo, nossos filhos foram educados para manter um padrão e, por outro lado, nossa casa tinha que ser o melhor lugar para nossos filhos, e foi assim que criamos também o Pedro".


Sem sombra de dúvidas, o melhor amigo de Pedro Ivo era seu próprio irmão Fábio, com quem sempre teve um grande convívio "de irmãos" como ressaltava dona Terezinha: "Todos irmãos tem suas confusões, né? Mas Pedro e Fábio não podiam quase sair para as ruas, então os dois também se tornaram os melhores amigos um do outro".


Pedro Ivo sempre foi muito estudioso, e muito curioso com as coisas também, acho que foi isso que o tornou um engenheiro! diz a mãe. Pedro Ivo, desde a sua infância, sempre foi educado para ter caráter, para representar bem a personalidade da família e isso o tornou sensato. 

Fábio, Cláudia, Pedro Ivo, Gláucia e Flávia

Através dos ensinamentos recebidos pelos pais, a família sempre foi unida, pois para eles a família é o berço de tudo. Mesmo que hoje, cada um deles já possui a sua família, nos finais de semana, sempre que possível, se encontram nas casas uns dos outros, pois sabem que, independente do que outras pessoas possam julgá-los, a família sempre será o berço. Dona Terezinha sempre prezou por isso e, falando sobre o Pedro Ivo, ela disse: "Até hoje quando o Pedro está passando por algum problema, ele vem aqui pra casa... Ele chora, desabafa e sabe que conosco ele pode contar! (...) Eu não queria que ele estivesse na política, porque é um lugar com muita gente desonesta, mas eu dou o meu total apoio a essa decisão que ele tomou. (...) Sempre que ele precisa, é na família que ele encontra o apoio e sempre poderá contar conosco!" 


DESEMPENHO PROFISSIONAL

Formado como Engenheiro civil pela Universidade Católica de Goiás em 1.986, logo foi contratado pelo Consórcio Rodoviário Intermunicipal Sociedade Anônima (CRISA) para trabalhar em Araguarina, Estado do Tocantins, onde residiu até 1.987. A partir dai recebeu transferência para a Regional do CRISA, localizada em Formosa, Goiás, onde exerceu a fiscalização de obras importantes na região ligada ao referido órgão, como pontes de concreto armado e pavimentação de estradas.

Sempre trabalhando por Formosa, colaborou com o ex prefeito Victor José de Araújo Filho (01/01/1.993 a 31/12/1.996) através de parcerias que resultaram na pavimentação de avenidas e construção do Hospital Municipal de Formosa, por meio de recursos no valor de RS 900.000,00 (novecentos mil reais), verba intermediada pelo sogro Homero Sabino, desembargador de Goiás.

Em 1.998, atuou como assessor técnico, convidado pela Secretaria de Transportes do Estado de Goiás, cargo que ocupou até 2.001. No mesmo ano, assumiu a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo de Formosa, ficando sobre sua responsabilidade obras importantes que mereceram destaque, como a revitalização e urbanização de lagos e lagoas de Formosa, duplicação de avenidas, construção de postos de saúde, quadras esportivas, praças, escolas, asfalto e meio fio em vários setores do município. 

Sem sombra de dúvidas, uma das obras mais lindas coordenadas por Pedro Ivo nesse período foi a construção do Laguinho do Vovô Lúcio Albino Griebeler, mas também ele coordenou a construção do Laguinho do Abreu, revitalização da Lagoa dos Santos e várias barragens de contenção no córrego Josefa Gomes.

No segundo mandato de Sebastião Monteiro Guimarães, Pedro Ivo assumiu a Coordenação de Obras, como assessor técnico, sendo responsável pela captação de recursos provenientes de Brasília e Goiânia, usados posteriormente para construção de casas populares nos conjuntos habitacionais Netinho e Nova Formosa, redes de água e esgoto.

Foi braço forte na administração do ex-prefeito Sebastião Monteiro Guimarães, durante dois mandatos. Conseguiu RS 45.000.000,00 (quarenta e cinco milhões de reais), empregados posteriormente em obras de infraestrutura realizadas no município de Formosa.


DESEMPENHO COMO PREFEITO MUNICIPAL

Não tem como considerar Pedro Ivo como um político hábil, principalmente se compararmos a maneira dele fazer política com a maneira de quem o projetou politicamente em Formosa: Tião Caroço. Entretanto, algo inquestionável, é que Pedro Ivo foi um grande Tocador de Obras (como inclusive ele preferia ser lembrado). Visionário, esteve muito a frente dos tempos enquanto pensou nas obras de Formosa. Como engenheiro e sua esposa arquiteta, prezaram sempre pela qualidade das obras realizadas, evitando ao máximo problemas futuros. 

Quando falamos como visionário, honrando também a luta do seu sogro "Sabinão" pelo esporte em Formosa, foi Pedro Ivo quem idealizou e iniciou o Centro Olímpico de Formosa, que hoje está abandonado, sem terminar e a cada dia mais se deteriorando.


Na educação, Pedro Ivo escolheu colocar a Professora Ione Antonini e, juntamente com ela e a grande equipe da educação formosense, fizeram grandes coisas.


Como tocador de obras, construiu uma creche no Setor Sul de Formosa, atendendo ali inúmeras mãezinhas que não tinha como ou onde deixar os seus filhos para irem ao trabalho, principalmente as que trabalham como "bóia fria".

No setor Nordeste, recebeu do Lions Clube Formosa da Imperatriz um terreno onde construiu o CMEI Eduardo Nunes Martins. No Parque Lago, apossou novamente do terreno que antes tinha sido doado à Fundação Legião Brasileira de Assistência e finalizou a creche que ali tinha sido iniciada (Anna Ribeiro dos Santos). Ainda no Parque Lago, iniciou as obras de onde hoje é o CMEI Helena de Souza, mas ainda em sua gestão, construiu e inaugurou essa mesma creche onde hoje é o CEFETI. No Parque da Colina, construiu o CMEI Cida Opa. Conseguiu trazer a construção de onde hoje é o Colégio Militar.

Creche no Jardim Oliveira

Construção da nova Escola Auta Vidal

Reforma e Ampliação na Escola do Projeto Paranã

Reforma e Ampliação na Escola do Itiquira

Reinauguração da Escola Itiquira

Sizelia de Abreu, diretora da Escola Itiquira

Reinauguração da Escola Itiquira

Construção da Quadra na Escola Projeto Palmeira

Entrega de Uniformes na Escola Palmeira

Entrega das bolas para atividades esportivas na Escola Palmeira

Recebendo um abraço de agradecimento na Escola Palmeira

Emocionado durante o agradecimento lido pela aluna da Escola Palmeira

Dando posse às diretoras eleitas

Pedro Ivo executou uma lista considerável de trabalhos prestados ao município de Formosa; reforma e adequação das unidades de saúde na cidade, nos distritos e zona rural, quadras cobertas nas escolas, creches pró-infância em vários bairros; salas de atendimento no Vale da Esperança, Projeto Paranã e Assentamento Palmeira; laboratório de análises clínicas no Hospital Municipal; postos de saúde da família em vários bairros; construção e reforma de escolas, ginásios de esportes e centros esportivos; revitalização e reurbanização de ruas e praças; instalação de aparelhos de ginástica para melhor idade; implantação e reforma da agência do SEBRAE; sede do CRAS II, Conselho Tutelar, sede do Pro Jovem Adolescente; tele centros em vários assentamentos; modernização da feira dominical no centro da cidade; implantação da Delegacia da Mulher e da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social; implantação de semáforos; recapeamento e pavimentação asfáltica no centro e nos bairros da cidade; construção de casas populares; aquisição de veículos para segurança pública e serviços de limpeza; construção de galerias e redes de esgoto, entre tantas outras coisas.

Pelos serviços prestados a Formosa, Planaltina e Padre Bernardo, além de outros municípios goianos, como engenheiro do CRISA, recebeu o honroso Título de Cidadão.

Como prefeito tocador de obras, vou colocar mais algumas fotos:

Em maio de 2.012, Pedro Ivo leva uma placa de honra ao mérito ao Clube de Desbravadores Órion, pelo seu trabalho na Casa da Mãe Social e, no mesmo dia, assina a lei que dá direito ao adventista não fazer provas no sábado, no município de Formosa (Lei 582/12)

Praça Poliesportiva da Vila Carolina

Agência do Sebrae Formosa

Posto de Saúde próximo à Barroquinha

Pedro Ivo próximo a funcionários e estagiários

Pedro Ivo recebendo uma homenagem da Educação Formosense

Centro de Convivência do Idoso - Jardim Oliveira

Construção de casas populares - 39 no Parque da Colina, 227 no Bela Vista, 496 no Jardim Planalto e 500 no Parque Lago

Ciclovia, Praça, Urbanização e Academia da Terceira Idade no Jardim Oliveira

Casa para receber os produtores rurais que vinham a Formosa e não tinha onde ficar

Revigoração do Campo do Parque Lago

Construção do Anel Viário

Inauguração da Cozinha Comunitária (já fechou)

Ao lado esquerdo da foto, Posto de Saúde no Projeto Paranã

UPA em Formosa

Implantação do Instituto Federal em Formosa

Recapeamento asfáltico em várias ruas e avenidas de Formosa

Construção da Quadra Poliesportiva do setor Ferroviário

Asfalto na estrada da Barroquinha

Reforma do Centro de Múltiplos Usos do Parque Lago

Outro projeto que foi muito grande em Formosa, em parceria com o formosense Hernane Bueno (que à época já era servidor do Ministério da Justiça) estabeleceu um convênio onde reequipou a Guarda Municipal de Formosa, trazendo também cursos de qualificação e melhorias salariais para os nossos guardas, além de ter construído a sede do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).


No dia 4 de fevereiro de 2.011, Pedro Ivo concedeu uma entrevista e prometeu: "Queremos chegar a agosto de 2011 com os 27 PSF (Postos de Saúde da Família) pedidos pelo Ministério da Saúde, com a Guarda Municipal com recursos do Ministério da Justiça e com 12 indústrias de pequeno porte em nosso município". Ao final do seu mandato, chegou com muito mais que isso.

Em seu mandato, o agronegócio local ganhou uma concessionária New Holland, além de tantos outros benefícios.

Durante o seu mandato também, às vezes por não se atentar aos ensinamentos da mãe que sempre o alertava que na política existe muita gente que não presta, um dos projetos de apoio à Cooperativa Recicla Formosa posteriormente se tornou um peso, pois o Ministério Público acionou Pedro Ivo (junto a outras pessoas), chegando a embargar bens e causar um grande desgaste a esse tocador de obras municipal.

Enfim, Pedro Ivo em 2.014 se candidatou para Deputado Estadual, porém não foi reconhecido pelos eleitores e consequentemente não chegou a ser eleito, ficando como suplente.

Hoje, Pedro Ivo está trabalhando no gabinete do Deputado Estadual Wilde Cambão, da cidade de Luziânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário