Páginas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

01 de janeiro de 1.993 a 31 de dezembro de 1.996 - Victor José de Araújo Filho (Neném Araújo)


VICTOR JOSÉ DE ARAÚJO FILHO, filho de Victor José Araújo e Ilza Dutra de Araújo, nasceu no dia 22 de Agosto de 1953, em Formosa, GO. Casou-se com Márcia Fátima Borges de Araújo, nascendo dessa união os filhos: Márcia, Márcio, Marlucia e Marcelo, este falecido.


Através de votação popular, foi eleito prefeito municipal de Formosa, no dia 03 de outubro de 1.992, para o período compreendido entre 1º de janeiro de 1.993 a 31 de dezembro de 1.996. Posteriormente, já no ano de 2.020, Neném Araújo afirma ao repórter Rony Lima que entrou na vida pública por irresponsabilidade. Reconhece ainda que foi o maior erro que cometeu na vida. Em suas palavras: "Foi o maior erro que cometi na vida. Naquela ocasião eu tinha muitos bens como fábrica de colchões, móveis finos e mais de 300 imóveis. Acabei perdendo tudo por causa da política. Mais mesmo assim foi uma grande experiência ter sido prefeito de uma cidade que sempre me acolheu muito bem."

Tomou posse no cargo no dia 1º de janeiro de 1.993, às 09h30m, em sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores de Formosa, juntamente com a vice-prefeita Margarida Magalhães de Castro Ribeiro, ambos eleitos pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

Estabeleceu a criação de novas secretarias, ficando assim constituídas; Secretaria de Finanças: Secretaria de Administração; Secretaria de Educação, Cultura e Esportes; Secretaria do Bem Estar Social e do Menor; Secretaria de Obras e Serviços; Secretaria de Transportes e Vias Públicas; Secretaria de Turismo e Meio Ambiente; Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio.

Durante o mandato, entre outras medidas administrativas, concedeu isenção de tributos municipais para aposentados e pensionistas, celebrou convênios e contratos; construiu e ampliou escolas municipais para o ensino fundamental, postos de saúde, quadra de esportes, galerias para águas pluviais, necrotério no cemitério Cruz das Almas; construiu em um só dia 150 casas para pessoas carentes, onde o governo deu o material (casas pré moldadas) e as famílias deram a mão de obra; construiu também o Fórum de Formosa, Hospital Municipal de Formosa e praça pública; ajuda de custo para funcionários estaduais residentes em Formosa; pagamento de energia elétrica para o Asilo "São José"; autorização para levantamento topográfico e cadastramento do distrito do Bezerra; criação da Comissão Municipal de Defesa Civil (COMDEC); doação de linha telefônica para Faculdade de Ciências e Letras Ilmosa Saad Fayad; prioridade de atendimento às pessoas idosas; aprovação das disciplinas de trânsito e teoria musical no currículo das escolas municipais de ensino fundamental; doação de terrenos para entidades filantrópicas, profissionais e religiosas, destacando-se os doados para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Câmara de Vereadores Municipais de Formosa; criação do Departamento do Procedimento Fiscal, de Conselhos Municipais e do Fundo de Assistência Social; aquisição de veículos para o município pelo sistema de consórcio; denominação de Praça da Bíblia em substituição ao nome da antiga Praça da Liberdade; desapropriação para construção de cemitério público no distrito do Bezerra; criação de Defensoria Pública de Formosa, não instalada; criação da Patrulha Rural.

Durante seu mandato, teve como secretários Sinésio Pereira de Araújo, Fátima Borges de Araújo (1° Dama), Manoel Osório de Araújo, Zaina Salvina Marques, Elio Vieira, Jonas Jesus Braz, Marilia Magalhães de Castro, Enedino Vieira da Costa, Abílio Siqueira Filho, Pedro Evangelista da Rocha e João Nepunuceno Curvelo D'Ávila. 

Ao encaminhar essa postagem, o Sr. Neném Araújo continua vivo, entretanto bastante isolado da política.

Um comentário: